Dolina

Dolina é um fenómeno geológico que implica a formação de uma cavidade no subsolo através da erosão. 

Dolina é um buraco para onde colapsam estruturas, ideias, processos criativos e a noção de controlo. 

Dolina é um duo de improvisação com características experimentais e bases nos estilos Hip-Hop, Jazz, RnB, Drum n Bass, Dub e Ambiente. 

Neste reduzido mas expansivo ensemble, o baixo marca a ‘bassline’ no sentido tradicional, mas também a componente temática e melódica das sessões. A bateria assume o papel de gestor de dinâmicas e densidade, conferindo texturas mais abertas ou mais dançáveis, em concordância ou em desafio ao que o baixo sugere. 

O que traz a música de Dolina para um cenário inovador e fresco é a electrónica, que responde em tempo real ao baixo, sendo incitada por este, mas por vezes assumindo iniciativa própria. Os músicos são forçados a reagir, num equilíbrio entre escuta e implementação, seguindo ou confrontando as harmonias e subdivisões rítmicas sugeridas. 

O elemento semi-consciente da electrónica, desenvolvido exclusivamente para este propósito, está em constante mutação e a cada iteração traz novos recursos, vocabulário harmónico, rítmico e até visual para o seio da performance. Os ambientes sonoros são 100% improvisados e criados no momento e podem oscilar entre construções que “soam“ ensaiadas e estruturas musicais mais abstractas. Procuram-se unir os timbres electrónicos e acústicos, toca-se a electrónica com ‘feel’ humano

Videos

2 Videos